domingo, 11 de janeiro de 2009

JORGE ALERTO BECK MENDES RIBEIRO


JORGE ALBERTO BECK MENDES RIBEIRO
por
MARLENE GARCEZ MENDES RIBEIRO



A história do rádio no Rio Grande do Sul se confunde muitas vezes com a trajetória de Jorge Alberto Beck Mendes Ribeiro. Nascido em 1929, começou sua carreira na Rádio Gaúcha, em 1951. Seu estilo logo foi ganhando espaço e levando-o a evoluir na profissão.
Suas narrações esportivas marcaram época, em um momento em que a Rádio Guaíba, fundada inclusive por Mendes Ribeiro após ter saído da Gaúcha , foi uma das precursoras na transmissão de copas do mundo, tendo por exemplo, transmitido a primeira conquista brasileira, em 1958, na Suécia.
Após sua volta para a Gaúcha em 1963, Mendes Ribeiro foi o primeiro apresentador do programa Atualidade, transmitindo-o direto de Brasília, na época em que era Deputado Federal.
Enquanto apresentava o programa, participava também do Jornal do Almoço e escrevia crônicas no jornal Zero Hora. As mesmas crônicas eram apresentadas no programa, momento em que ele, para criticar a política e a sociedade, criou o personagem Zé, que representava o povo.
Mendes Ribeiro faleceu em julho de 1999, dias antes de completar 70 anos. Para contar a sua trajetória, o projeto Vozes do Rádio entrevistou a viúva Marlene Garcez Mendes Ribeiro, no dia 24 de setembro de 2002.
Marlene viveu 37 anos com Mendes Ribeiro e falou sobre o início da carreira dele, quando fazia locução em quermesses, na antiga Voz do poste.
Desde o início, Mendes Ribeiro manteve sua postura firme na política. Marlene descreve na entrevista(lendo o trecho de um texto do jornalista) as posições do marido perante Getúlio Vargas, quando o presidente fez uma visita ao Rio Grande doSul.Marlene contou sobre o período em que Mendes Ribeiro cursou jornalismo na PUCRS, e ainda, a criação da Rádio Guaíba.

Nenhum comentário: