PT CUMPRIU ACORDO E QUER APOIO DO PMDB EM 2010
Direto de Brasília
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT-RS), disse que o PT conduziu bem o processo de sucessão nas duas Casas Legislativas e buscará o apoio do PMDB para uma possível candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
"Nós tínhamos um compromisso com o PMDB dentro da Câmara Federal e nós o cumprimos.
Isso dá estabilidade para aliança entre os partidos que sustentam o governo Lula", afirmou Fontana.
"E, agora, nosso papel é buscar também o diálogo com outros partidos para trabalhar a possibilidade de apoio na sucessão presidencial."
O deputado Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito presidente da Casa após votação iniciada nesta tarde. Assim, o PMDB liderará, no biênio 2009/2010, as duas Casas Legislativas: mais cedo, José Sarney foi eleito presidente do Senado.
Um acordo entre os maiores partidos do Congresso previa que o PMDB indicasse o nome do deputado Michel Temer para a presidência da Câmara, ao passo que o PT apontaria Tião Viana (PT-AC) como candidato único para o comando do Senado. A situação se reverteu após o então presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), ter anunciado que concorreria à reeleição, ainda que na mesma legislatura, o que abriu espaço para que o senador e ex-presidente José Sarney costurasse apoio para também se lançar como postulante ao cargo. Com a confirmação de Sarney na disputa, Garibaldi deixou a briga pelo posto.
Fontana disse ainda que vai trabalhar para restabelecer a parceria com o PCdoB e o PSB, partidos que saíram derrotados das eleições de hoje para a presidência da Casa. "Eles são aliados históricos do presidente Lula e do PT. Queremos manter essa aliança, porque é estratégica para a sucessão do governo Lula", disse.
Na avaliação de José Aníbal, líder dos tucanos na Câmara, não apenas o PSDB, mas todos os partidos que terão candidatos em 2010 buscarão o apoio do PMDB.
A liderança do PT ainda não definiu seu interesse para as presidências das comissões permanentes da Câmara, mas ressalta que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Fiscalização e Tributação são importantes e agradariam ao partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário